Aulas de História do Brasil

20 de mai de 2010

Insurreição Pernambucana

Movimento armado contrário a dominação holandesa em Pernambuco.

A Insurreição Pernambucana uniu colonos, índios e negros na luta contra os holandeses.

Após Maurício de Nassau entregar o controle de Pernambuco a Companhia das Índias Ocidentais, a ralação entre holandeses e luso-brasileiros tornou-se tensa.revolta em Pernambuco Os novos dirigentes da Companhia das Índias Ocidentais, passaram a exigir dos Senhores de Engenho o pagamento total de suas dividas.

Como boa parte dos produtores de açúcar de Pernambuco eram inadimplentes, a Companhia das Índias Ocidentais ordenou a confiscação de bens.

Não querendo ficar no prejuízo, os senhores de engenho iniciaram uma revolta armada conhecida como Insurreição Pernambucana.

Em Agosto de 1645 João Fernandes Vieira e André Padre Negreiros, liderando um grande número de nativos, deram início aos combates.

Os principais confrontos entre os insurgentes pernambucanos e as tropas holandesas ocorreram na Batalha do Monte Tabocas e na Batalha de Guararapes.

No andamento dos combates destacou-se a figura do negro Henrique Dias e o indígena Felipe Camarão.

Somente em 1648 a Insurreição Pernambucana chegaria ao fim. Os holandeses foram derrotados após o Governo de Portugal prestar auxílio aos pernambucanos.

Mesmo vencidos no campo de batalha a Holanda foi indenizada por Portugal ao receber um grande pagamento em dinheiro e possessões territoriais no Oriente.

Em 1661 Portugal e Holanda assinaram o Tratado de Haia. Ao assinar este tratado a Holanda se comprometeu em deixar de lado seu interesse pelos centros produtores de açúcar do nordeste brasileiro. Em troca os holandeses receberam de Portugal uma elevada quantia em ouro além do território do Ceilão e Ilhas Molucas.
>>LEIA OUTRAS HISTÓRIAS DO BRASIL COLONIAL<<

0 comentários:

Postar um comentário

Regras para comentários:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
publicamos somente os comentários que tenham relação com o assunto da postagem.

Parcerias, Dicas e Sugestões entrar em Contato pelo Email: historiatecabrasil@hotmail.com

Históriateca Brasil © Copyright - Todos os direitos reservados.

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévia. Só é permitida a reprodução para fins de pesquisas e trabalhos escolares.

Plágio é crime (Artigo 29 Lei 9.610/98)