Aulas de História do Brasil

22 de mai de 2010

O Governo Marquês de Pombal

Período em que o estadista português Sebastião José de Carvalho e Melo governou Portugal e suas colônias com o aval da realeza portuguesa.

O Governo Marquês de Pombal foi marcado por ações políticas baseadas nos ideais do Iluminismo europeu.

Sebastião José de Carvalho e Melo, esse era o verdadeiro nome do Marquês de Pombal. Foi um dos mais conhecidos políticos da história portuguesa.Era Pombalina A Era Pombalina, foi assim que ficou conhecido o governo de Marques de Pombal. Foi o período em que ele teve o poder de decidir as principais decisões políticas de Portugal.

O Governo do Marques de Pombal no Brasil

No Brasil colonial, as ações administrativas do Marquês de Pombal ficaram conhecidas como Reformas Pombalinas.

Marquês de Pombal foi o responsável por grandes mudanças no Brasil Colônia. Uma de suas primeiras realizações politicas com relação ao Brasil foi a fundação da companhia do Grão-Pará e do Maranhão.

Os índios foram em certo ponto beneficiado pelo governo pombalino. A eles foi dado a emancipação e educação laica.

Os jesuítas se oporam ao ensino educacional proposto por Marques de Pombal e por isso, foram expulsos de Portugal e de todas as colônias lusitanas.

Em 1759 extinguiu as Capitanias do Brasil e três anos depois fez com que a colônia brasileira fosse elevada a condição de vice reino de Portugal.

Em 1760, Marques de Pombal foi nomeado Primeiro Ministro Português. Uma vez como principal liderança política de Portugal, Pombal encarcerou e exilou todos aqueles contrários a sua política administrativa.

Em 1763, Pombal escolheu o Rio de Janeiro como nova capital da colônia. Tal decisão foi tomada baseada na idéia que a cidade carioca daria mais dinamismo a econômia colonial por ser um dos principais centros mineradores do Brasil.

O Governo do Marques de Pombal chegaria ao fim no ano de 1777, ano da Morte de Dom José I. Demitiu-se do cargo antes que a rainha de Portugal o fizesse.

Neste mesmo ano, Dona Maria I que não simpatizava nenhum pouco com a figura do Marques de Pombal, ordenou a soltura de todas as pessoas que haviam sido presas e extraditadas por ordem de Pombal.

>>LEIA OUTRAS HISTÓRIAS DO BRASIL COLONIAL<<

10 comentários:

  1. corrijam o ano de 1577, no penúltimo parágrafo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ano 1777 está correto, não é 1577. Bom, pelo menos é o que tem no meu livro de história (Ensino Fundamental 8º ano) dos autores: Anderson Roberti dos Reis e Débora Yumi Motooka.

      Excluir
  2. mais ou menos -------00000

    ResponderExcluir
  3. Ficou uma bostaa, tá tudo erradoo!
    Brincs, tá tudo certinho....

    ResponderExcluir
  4. O meu é o msm livro! Pra viver juntos, Antonio e Debora...mas quanto o afastamento de Pombal do poder, dona Maria I que o afastou, não foi ele qm pediu permissão!

    ResponderExcluir
  5. Boa explicação do governo pombalino.

    ResponderExcluir

Regras para comentários:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
publicamos somente os comentários que tenham relação com o assunto da postagem.

Parcerias, Dicas e Sugestões entrar em Contato pelo Email: historiatecabrasil@hotmail.com

Históriateca Brasil © Copyright - Todos os direitos reservados.

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévia. Só é permitida a reprodução para fins de pesquisas e trabalhos escolares.

Plágio é crime (Artigo 29 Lei 9.610/98)