Aulas de História do Brasil

20/11/2009

O Fim da Escravidão no Brasil

A Escravidão no Brasil foi extinta em definitivo em 13 de maio de 1888.

Neste dia a Princesa Isabel, Filha de D. Pedro II, assinou a Lei Áurea que assegurou total liberdade ao Escravos do Brasil.Lei Aurea Desde os tempos do Brasil Colônia, o Brasil foi o maior mercado consumidor de escravos do Mundo. Milhões de Negros Africanos vieram para cá para trabalharem como escravos.

No século XVIII ocorreu na Inglaterra a Revolução Industrial. Em busca de novos mercados consumidores pelo Mundo, os ingleses perceberam que o Brasil era um bom lugar para se investir. No entanto, para isso acontecer teriam antes que acabar com o escravismo no território brasileiro.

O trabalhador escravo ganharia liberdade e passaria a ser um trabalhador assalariado. Consequentemente passariam a ter poder aquisitivo para comprar produtos industrializados. Com este pensamento a Inglaterra se engajou na tarefa de conter a chegada de mais escravos na América do Sul.

Em 1845 o Parlamento Inglês decretou a Lei Bill Aberdeen que proibia o trafico de escravos. A Marinha Britânica ficou responsável pelo aprisionamento de navios negreiros pelos oceanos.

Cedendo as pressões dos ingleses o Governo Imperial Brasileiro decretou em 1850 a Lei Eusébio de Queiroz, que proibia o trafico de escravos no Brasil.

O Movimento Abolicionista Brasileiro

Antes da assinatura da Lei Áurea os Abolicionistas na tentativa de acabar com a escravidão no Brasil conseguiram aprovar algumas leis a favor do negro escravo.

Em 1871 foi aprovada a Lei do Ventre Livre de autoria do Visconde de Rio Branco. Esta lei assegura a liberdade aos filhos de escravos nascidos a partir desta data.

Em 1885 foi decretado a Lei dos Sexagenários, também conhecida como Lei Saraiva-Cotejipe. Tal lei concedia liberdade aos poucos escravos que chegavam até a idade de 65 anos.

Em 13 de maio de 1888 foi assinada a última e mais importante de todas as Leis Abolicionistas, A Lei Áurea,, que marcou o Fim da escravidão no Brasil.

Em substituição aos escravos negros, muitos imigrantes europeus vieram para o Brasil para trabalharem como trabalhadores assalariados.

Os Negros haviam conquistado a tal sonhada liberdade, mas muitos não conseguiram um trabalho remunerado pois eram marginalizados dentro da sociedade.

>>LEIA OUTRAS HISTÓRIAS DO BRASIL IMPERIAL<<

Um comentário:

  1. Muiiiiiiiitooo bom seu site !! tudo muito bem explicado e resumido !! Parabéns Gabriela - Rj Teresópolis

    ResponderExcluir

Regras para comentários:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
publicamos somente os comentários que tenham relação com o assunto da postagem.

Parcerias, Dicas e Sugestões entrar em Contato pelo Email: historiatecabrasil@hotmail.com

Históriateca Brasil © Copyright - Todos os direitos reservados.

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévia. Só é permitida a reprodução para fins de pesquisas e trabalhos escolares.

Plágio é crime (Artigo 29 Lei 9.610/98)