Aulas de História do Brasil

30 de mar de 2009

Capitanias Hereditárias

Divisão das terras brasileiras em grandes lotes de terra que foram entregues a nobres portugueses, os chamados Donatários.

As Capitanias Hereditárias foi uma forma criada pelo Governo Português de se iniciar a Colonização do Brasil.

Os Donatário ao recebem os lotes de terra, assumiam o compromisso de ocupar e explorar as riquezas que a terra poderia oferecer.
Capitanias do Brasil Os lotes de terra receberam o nome de Capitanias Hereditárias por que quando o seu dono morresse, a capitania seria herdade pelo seu filho.

O Governo Português buscando a Colonização do Brasil, decidiu dividir o Brasil em 15 lotes de terra que seria entregue a 12 donatários. Alguns desses lusitanos receberam mais de um lote de terra.

Os 12 donatários das capitanias hereditárias foram:

João de Barros da Cunha
Fernando Álvares de Andrade
Antônio Cardoso de Barros
Pero Lopes de Souza
Duarte Coelho Pereira
Francisco Pereira Coutinho
Jorge Pereira Coutinho
Vasco Fernandes Coutinho
Pero de Gois
Pero de Campo Tourinho
Martin Afonso de Souza
Pero Lopez de Souza

Cada capitania possuía suas próprias regras com o Donatário exercendo o papel de autoridade máxima da capitania. Embora respeitados, os donatários não eram os verdadeiros donos da capitania, cabia a ele apenas a administração da terra e os lucros provenientes da agricultura. As Terras eram pertencentes a Coroa Portuguesa.

A Carta de Doação e Carta Foral, estabeleciam os direitos e deveres de cada um dos donatários, como por exemplo, fundar vilas, arrecadar imposto para a coroa lusitana e distribuir "Sesmarias", pequenos lotes de terra doadas para aqueles que tinham interesse pela agricultura.

A implantação do sistema de Capitanias Hereditárias no Brasil tornou-se um fracasso depois de 16 anos. Os principais motivos do insucesso deve se a falta de recursos financeiros e os constantes ataques de índios contra os colonos.

Os únicos donatários que conseguiram prosperar foram Duarte Coelho da Capitania de Pernambuco e Martin Afonso de Souza da Capitania de São Vicente.

Com a extinção das Capitanias Hereditárias, foi criado um novo sistema de administração no Brasil, o Governo Geral.

>>LEIA OUTRAS HISTÓRIAS DO BRASIL COLONIAL<<

0 comentários:

Postar um comentário

Regras para comentários:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
publicamos somente os comentários que tenham relação com o assunto da postagem.

Parcerias, Dicas e Sugestões entrar em Contato pelo Email: historiatecabrasil@hotmail.com

Históriateca Brasil © Copyright - Todos os direitos reservados.

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévia. Só é permitida a reprodução para fins de pesquisas e trabalhos escolares.

Plágio é crime (Artigo 29 Lei 9.610/98)